Categoria:  caldas, sobremesas - Tags: 

Como derreter chocolate

Eu ultimamente tenho recebido vários pedidos relacionados a páscoa (que esse ano resolveu cair bem no meu aniversário rsrsrsrs).

Muita gente querendo sugestão de almoço para a sexta feira santa…. Ou como derreter chocolates fracionados para fazer sobremesas…

Pretendo atender a todos, claro!

Mas vou começar com esse post bem básico de como derreter chocolate, pois ele vai dar sequência aos próximos.

Eu sempre AMEI fazer sobremesas. Sempre foi a melhor parte da cozinha pra mim. E mexer com chocolate então, adoro…. Acho fantástico as coisas que podemos fazer com eles.  #coisadegorda kkkkkkk

Porém sei que tem muita gente que tem dificuldade em como derreter um chocolate e deixa-lo no ponto ideal para trabalhar (fazer trufas, pirulitos, biscoitos…) e resolvi tentar explicar da forma mais clara possível, até porque realmente não tem mistério! :)

Uso sempre chocolate fracionado! Nada de gordura hidrogenada. Pode usar, sim! Mas acho que altera bastante o sabor e também a consistência. Fica a critério de cada um.

O primeiro passo para se ter um chocolate derretido, é pegar a barra e cortar em pedacinhos (Com o chocolate branco ou preto, o processo é o mesmo ta?)

E a partir daí você tem duas opções… Ou leva ao forno em banho maria, com muiiiiito cuidado para que o vapor não respingue água no chocolate (se isso acontecer, é prejuízo na certa! Não pode encostar uma gotinha sequer de água no chocolate) e mexer ate ficar homogênio, ou levar ao microondas, em potência média de 30 em 30 segundos, parando sempre para mexer e verificar o ponto (Sim! É assim que eu faço.)

E o resultado que você vai obter é esse

Eu sei que isso é uma maldade de se ver…. rsrsrs Mas pior ainda é o que essas delicias podem resultar…. Esperem os próximos posts ;)

Observações que acho MEGA importante:

* Como eu já disse acima, não pode cair água de jeito nenhum no chocolate

* E pelo mesmo motivo, ele também não pode ser armazenado na geladeira antes de derretido, ta?

* Com relação ao “choque-térmico”, que é um “banho maria inverso” (onde o chocolate quente é colocado em cima de uma bacia de água gelada, ou com gelo) que vi muita gente por aí faz, eu sou um pouquinho contra. Acho que a textura muda completamente. Gosto (eu, sem generalizar) de trabalhar no chocolate com a textura assim que derrete. Espero esfriar só um pouquinho, mexendo sempre, e pronto. Pra mim está no ponto de usar.

* A barra tem um preço um pouquinho salgado. Custa em média R$ 24,00 mas rende bastante, então compensa o uso.

Espero que tenha ajudado vocês e aguardem os resultados desses chocolates rsrsrs

 

 

 

  1. Amei o post, parabens. Existem marcas mais baratas que custam cerca de 16 a 14 reais o kilo é também são deliciosos

  2. Gostaria de saber sobre o chocolate branco,pois não estou conseguindo derrete-lo direito para glaçar os meus pirulitos e maçãs,pois está ficando muito grosso e com alguns pedaços que não derretem de jeito nenhum,o que pode está acontecendo.
    Aguardo retorno no meu e-mail,se possível.
    Desde já agradeço.
    Christiane.

  3. ameiii essa receita deu para fazer certinhooo!! parabens, ficou uma delícia e foi a primeira vez que eu fiz isso obrigada!

  4. Carminha, posso derreter chocolate sem ser fracionado? Garoto, Nestle, esses mesmo? para fazer bombom de morango.

    Obrigada!!!

  5. posso derreter aquelas barrinhas de chocolate de 180g que não são fracionadas. de marcas como: garoto ou arcor? estou precisando só de um pouquinho de chocolate branco

Deixe seu comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>